A manutenção hospitalar e sua importância

A manutenção hospitalar e sua importância

O Serviço de manutenção de equipamentos hospitalares, tem o papel fundamental de garantir a segurança dos pacientes e os colaboradores. Em um hospital ou clínica é preciso muito mais que uma equipe médica eficiente e qualificada. Sem um suporte profissional , e equipamentos de qualidade, o trabalho pode ser prejudicado.

Contudo, é normal que a relevância da manutenção hospitalar não seja caracterizada como deveria. E a consequência traz uma série de situações desnecessárias.

Então, no artigo de hoje explicaremos tudo sobre esse assunto, para que você possa usufruir de toda informação pertinente aos Serviços de manutenção de equipamentos hospitalares.

Por que a manutenção hospitalar é importante?

Equipes que atuam nos bastidores do tratamento dos pacientes, como as equipes de engenharia clínica, têm tanto mérito quanto a equipe médica. Nenhum atendimento que dependa de equipamentos hospitalares pode ser feito com segurança e eficácia sem que esteja com a manutenção em dia.

A incumbência é ainda maior do que na maioria das áreas de atuação profissional. Pois, se há falha em algum equipamento, pode haver problemas no tratamento de um paciente, colocando sua vida em risco. Algum acontecimento causado pela falta de cuidados básicos com equipamentos de um hospital é, um risco que ninguém pretende correr.

A manutenção hospitalar e sua importância
A manutenção hospitalar e sua importância

Dessa forma, a manutenção hospitalar traz consigo alguns benefícios, conforme ressaltaremos a seguir.

Melhor administração para o gestor

O procedimento de gestão de manutenção pode ser um desafio e, muitas vezes, vulnerável. Pois qualquer erro pode afetar na saúde de uma pessoa, é necessário compreender as particularidades específicas do serviço para atuar com eficácia. Isso compreende manter os equipamentos operando constantemente.

Organizar uma política de manutenção consiste em maior controle referente ao que está sendo feito. Uma correta gestão auxilia na tomada de decisão e garantem as manutenções dentro de um período adequado, reduzindo consideravelmente o número de falhas e imprevistos.

Assim, você passa a ter mais critérios para definir quando é a hora de remover um equipamento, tanto para manutenção ou para alteração. Afinal de contas, é necessário ficar alerta quanto a vida útil dos equipamentos, para não correr o risco de sofrer com paradas inesperadas.

Maior qualidade no atendimento

Para atuar com tranquilidade, um profissional precisa ter confiança nos equipamentos que auxiliam em certas funções. Dar início a um procedimento sem a certeza de que tudo vai resultar como previsto é um problema que eles não têm de passar. Aí entra o valor da manutenção hospitalar.

Com os equipamentos corrigidos e o funcionamento correto, os médicos e enfermeiros estarão prontos para desenvolver um trabalho de maior qualidade. O suporte aos pacientes ganhará não só em competência, mas evitará atrasos causados por falhas.

O Hospital, completo, só tem a ganhar.

Previsão para os investimentos

Uma manutenção correta possibilita que o gestor faça um planejamento melhor para a troca dos equipamentos. Todos eles possuem uma vida útil e, normalmente, terão que ser substituídos. Com esse controle em mãos, a administração terá uma previsão de quando e quanto será preciso investir.

Portanto, ressaltamos que a equipe de engenharia clínica organiza a retaguarda da equipe médica, garantindo a segurança operacional dos equipamentos. A importância da manutenção hospitalar está em manter o foco principal sempre no paciente e em sua segurança.

Gostou do post? Então entre em contato com a Crajuda Medical e conheça os serviços de manutenção que vão otimizar o seu trabalho!

Calibração de Aparelhos de Pressão arterial

Achou interessante o tema :A manutenção hospitalar e sua importância?Então comente e compartilhe esse post.